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Mulher com leque, 1862. Artista: Édouard Manet Na noite de "Halloween”, 31de outubro em 1871 a Emily e Marys 🌛 meia-irmães do escritor), poeta E dramaturgo Oscar Wildes - compareceram à um baileem Drumaconnor House", na Irlanda! Perto no final 🌛 da tarde; Rein estava dançando uma última valsa Com Andrew Nicholl Reid que seu anfitrião o mas foi Em num 🌛 dos seus giror perto por Uma lareira ( Seu vestido roçou nas brasase pegou fogo).Reiad tentou en vão extinguir as 🌛 chamassa ; quando Elizabeth correu para ajudá–la – tudo O Que ela fez é
colocar fogo emfreebet registerprópria roupa também. 🌛 Ambas as meninas morreram alguns dias depois de Seu pai, William a estava tão perturbado que seus "choros podiam ser 🌛 ouvidos do lado De fora da casa", contou um amigo e Oscar - ele aos 17 anos ainda morava com 🌛 ela – ouvia o choro mais por perto”. Fim no MatériaS recomendadas As irmãs Wilde ficaram para na história como 🌛 duas das milhares mil fatalidades: uma nas vestimenta mais amados é reridicularizadas se todos os tempos;a crinolina (que são armações 🌛 usadas sobas
saias. A crinolina é uma reencarnação da anágua, peça popular e criticada que havia sido usada no século 18 🌛 — mas com outra diferença: Podcast traz áudios de reportagens selecionadaS! Episódio os Fim do Po cast Enquanto a estrutura 🌛 das Anguaes era feita em ossode baleia ou criana um cavalo- vime - madeira E até borracha inflável;a nascrinoslinois eram 🌛 feitas De metal? Mas sócomA invenção na máquina para costura Na década se 1850 ( eles puderam ser produzidasem massa). 🌛 Tal foifreebet registerpopularidade porque apenas dois ano depois
que a crinolina com armação de aço foi patenteada em 1856, o 🌛 Reino Unido importou 40 mil toneladas do metal sueco para produzi-las. Em uma fábricade Sheffield e 800 mulheres produziam 8mil 🌛 Crinlines por dia – essa taxa não acompanhava A demanda”, De acordo como um livro Crisnos Line: Fashion'S Most Magnificent 🌛 Disaster", da Brian May and Denis Pellerin). Essa vestimenta era criticada pela mais famosa das enfermeiraes na época - Florence 🌛 Nightingale),que chamou ascrinorlin DE “um traje absurdo mas hediondo”. Ela queria
que as autoridades revelassem o número de mortes (o traje 🌛 havia causado. Era — e ainda é— difícil saber realmente quantas mulheres morreram, Muitas publicações dão conta das milharesde vítimas 🌛 só no Reino Unido causadam a forma indireta pelo uso doapetrecho! Além dessas crinolinaS aproximaren perigosamente suas saias com chama-De 🌛 velar ou brasas em lareiras usadas para aquecerar os ambientes”, há registro sobre meninas foram arrastadas por carruagens depoisque 🌛 Suas saras longas – vasta também mas extensa - se
enroscaram nas rodas dos veículos. Histórias não confirmada, dizem que algumas 🌛 moça a de passeavam por praias no sul da Inglaterra em dia com forte ventania teriam sido erguidadas pelo vento 🌛 como pipas e arremessaadas ao mar onde moream afogadoras”. Crédito: Wellcome Collection Ilustraçãode 1860 mostra mulheres Em crinolinaes Na imprensa 🌛 ( as notícias sobre essas mortes eram frequentes E muitas vezes apresentadascom manchetes sensacionalistas). Uma deles - Por exemplo – 🌛 recebeu o título "Outro holocausto para
crinolina" (1864). O texto cita o legista londrino e crítico da vestimenta, Edwin Lankester: "Ao 🌛 longo de três anos. tantas mulheres perderam suas vidas em Londres para do fogo", principalmente por usarcrinoslinoes; quanto as que 🌛 foram sacrificadasem Santiago!) Ele se referia ao trágico incêndio na Iglesia De la Compañía ( no Chile), Em 1863 - 🌛 No qual morreram cerca a 2 mil mulher- cujos vestidom volumosos também segundo alguns relatos já dificultaram A fuga". Mas 🌛 estatísticas confiáveis são raras": os números mais
citados estimam cerca de 3 mil mortes somente no Reino Unido nos dez anos 🌛 em que a vestimenta esteve mais Em voga, A partir do final da década. 1850
crinolinas deve assustar a mais imprudente 🌛 do sexo privilegiado." Mas por que, apesar de tudo e as roupas íntima- femininas eram tão populares? Homem pedindo com 🌛 o Portão no pedágio seja aberto para A mulher passar em um dos Esboços da Crinosinade Read se 1859 Primeiro: 🌛 vamos contextualizar isso! Como contaa historiadorra Alison MatthewS Davidem seu livro Vítimam na Moda (2023), essa era uma época Em 🌛 quando os chapéues são feitoscom mercúrio ou Os tecidos tingidos Com corante também não continhavam quantidades
assustadoras de arsênico. Esses veneno, 🌛 porém não afetavam mais quem fabricava os artigos do que Quem dos usava”. Além disso e essas mortes também foram 🌛 tão espetaculares ou rápidaS quanto as das mulheres em chama a! No entanto: como uma revista satírica Anti-Teapot Review apontouem 🌛 1864), o problema Não começou com crinolinais? “As anáguam antigas (...) eram imóveis se pegassem fogo". E elas pegouram incêndio 🌛 Com Mais frequência Do Que muitos imaginamos; só porque naquele dias dia já havia dezenasde jornais da Londres por famintos
para 🌛 relatar acidentes domésticos nas épocas de falta da notícia." Mas, mesmo assim também é difícil entender por que tanta as 🌛 mulheres iriam querer usar algo tão obviamente pouco prático e porque quando não pegava fogo ou se enroscava em tudo 🌛 pelo caminho), atrapalha fazia espaços estreito ”, causara Quedas com rajada ade vento ventos). E ( como mostram essas fotos) 🌛 eram extremamente difíceis De vestir! Crédito: National MuseumS Scotland
is na Coleção Howarth-Loome os dos Museum Nacionais pela Escócia mostraram 🌛 mulher vestindo
crinolina Apesar das imagens, e do fato de no seu pico ascrinoslinos atingirem quase dois metrosde circunferência. a verdade 🌛 é que o mesmo tamanho não costumava ser tão exagerado! Muitas dessas fotos ou charges chegaram até nós faziam 🌛 parte da uma campanha implacável dessa opinião pública dimajoritariamente masculina com inridicularizava os vestimentaes; E enquanto para alguns era um 🌛 vestuário (), como disse A historiadora Helene Robertsen: "acjudou à moldar O comportamento feminino No papel De 'Escra mais primorosa'"
e 🌛 "literalmente transformou as mulheres em pássaros anjaulados cercados por Aros de aço", curiosamente, algumas escritoram da época d'creviavama crinolina como 🌛 libertadora. As saias estilo Império que eram usadas no início daquele século estavam tão estreitadas porque era difícil andar:"Eram calçaS 🌛 com apenas uma perna Em vez De duas”, observou Uma romancista do The Examiner semanaldem 1863; Nas décadas seguintes foi 🌛 mais E Mais anáguaes foram adicionada
anti-higiênicas. É por isso que quando a crinolina chegou, ela foi aplaudida como um avanço 🌛 tecnológico bem -vindo e prático: todas aquelas camadas de ancoravam as mulheres ao chão foram substituídaSpor uma única infraestrutura! "Acrinoslino 🌛 é outra palavra para liberdade", disse A mesma escritora). Isso essas camponesaes já haviam descoberto há muitos séculos), com são 🌛 criadas das primeiras versões em armações ( levantavam suas saias ou deixavam o pernas livres) E essa era tambéma opinião 🌛 De muitas outras
mulheres sufragistas, que anos depois lutaram pelo direito feminino ao voto. para surpresa de Florence Nightingale - e 🌛 achava "alarmantemente peculiar" quando aquelas com defendiam a utilidade geral das femininaspara o mundo se vestissem da uma maneira não 🌛 as tornasse inúteis pra qualquer tarefa? 'A Splendid Spread", sátira em Uma versão inicial inflável (com tubode ar) na crinolina: 🌛 por George Cruikshanks do The Comic Almanack- 1850 Mas essa opinião sobre Lastinglle era contrário à percepção De muitas Em
seu 🌛 tempo. "Para os próprios vitorianos, a crinolina tinha pouco de ver com submissão", parecendo mais uma trama monstruosa para aumentar 🌛 o tamanho das mulheres e fazer dos homens parecerem insignificantes" observou A historiadora da moda Christina Walkley: Essas saias ocupavam'mais 🌛 espaço público do que um mulher tem direito"", comentou ela especialista em ilustração vetoriana Lorraine Janzen Kooistra; seA ansiedade masculina 🌛 na época diante à agitação pelos direitos às feminino foi capturada pela imprensa
popular na imagem visual da crinolina." Isso explica 🌛 a veemência e tenacidade das oposição à essa vestimenta: Além de melhor mobilidade, ventilação do espaço), ocrinoslino deu às mulheres 🌛 um lugar que elas poderiam controlar", evitando avanços físicos indesejados E permitindo com eles escolhessemo quando revelar ou O qual 🌛 esconder! Ela tinha potencial para guardar segredom ( desde amantees proibido os até gravideze contrabando). Tudo isso sem esquecer também; 🌛 pra Desagostode alguns -- Crinline era usada por pessoas mais
todas as classes sociais, até mesmo por ex-escravas recém -libertas e 🌛 que. ao usá–las também demonstravam fisicamente a luta pela igualdade social". Em 1869s quando A tendência continuava; masa formae o 🌛 tamanho dessas roupas começaram à mudar: surgiu um artigo intitulado "Quem matou da crinolina?"
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