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telegram esporte da sortePor The Conversation Brasil, Peter W Halligan*, David A Oakley*
19/07/2024 00h00 Atualizado 19/07/2024
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: Unsplash
Por que ♣️ a experiência da consciência evoluiu a partir de nossa fisiologia cerebral subjacente? Apesar de ser uma área vibrante da neurociência, ♣️ a pesquisa atual sobre consciência é caracterizada por discordância e controvérsia - com várias teorias rivais em dicas de como jogar roleta disputa.
Uma recente ♣️ revisão de escopo de mais de 1.000 artigos identificou mais de 20 relatos teóricos diferentes. Filósofos como David Chalmers argumentam ♣️ que nenhuma teoria científica isolada pode realmente explicar a consciência.
Definimos consciência como percepção subjetiva incorporada, incluindo autoconsciência. Em um artigo ♣️ recente publicado na Interalia (que não foi revisado por pares), argumentamos que um dos motivos para essa situação difícil é ♣️ o poderoso papel desempenhado pela intuição.
Não estamos sozinhos. A cientista social Jacy Reese Anthis escreve que “grande parte do debate ♣️ sobre a natureza fundamental da consciência assume a forma de uma disputa de intuições, na qual as diferentes partes relatam ♣️ suas próprias intuições fortes e as disputam entre si”.
Perigos da intuição
As principais crenças intuitivas - por exemplo, que nossos processos ♣️ mentais são distintos de nossos corpos físicos (dualismo mente-corpo) e que nossos processos mentais dão origem e controlam nossas decisões ♣️ e ações (causalidade mental) - são apoiadas por uma vida inteira de experiências subjetivas.
Essas crenças são encontradas em dicas de como jogar roleta todas ♣️ as culturas humanas. Elas são importantes porque servem como crenças fundamentais para a maioria das democracias liberais e sistemas de ♣️ justiça criminal. Elas são resistentes a evidências contrárias. Isso se deve ao fato de serem fortemente endossadas por conceitos sociais ♣️ e culturais como livre-arbítrio, direitos humanos, democracia, justiça e responsabilidade moral. Todos esses conceitos pressupõem que a consciência exerce uma ♣️ influência central de controle.
A intuição, entretanto, é um processo cognitivo automático que evoluiu para fornecer explicações e previsões rápidas e ♣️ confiáveis. De fato, ela faz isso sem a necessidade de sabermos como ou por que o sabemos. Os resultados da ♣️ intuição, portanto, moldam a forma como percebemos e explicamos nosso mundo cotidiano, sem a necessidade de reflexão extensa ou explicações ♣️ analíticas formais.
Embora úteis e, de fato, cruciais para muitas atividades cotidianas, as crenças intuitivas podem estar erradas. Elas também podem ♣️ interferir na alfabetização científica.
Os relatos intuitivos da consciência acabam nos colocando no banco do motorista como “capitão de nosso próprio ♣️ navio”. Achamos que sabemos o que é a consciência e o que ela faz simplesmente por vivenciá-la. Pensamentos mentais, intenções ♣️ e desejos são vistos como determinantes e controladores de nossas ações.
A ampla aceitação desses relatos intuitivos tácitos ajuda a explicar, ♣️ em dicas de como jogar roleta parte, por que o estudo formal da consciência foi relegado às margens da neurociência convencional até o final ♣️ do século 20.
O problema para os modelos científicos da consciência continua sendo acomodar esses relatos intuitivos em dicas de como jogar roleta uma estrutura ♣️ materialista consistente com as descobertas da neurociência. Embora não haja uma explicação científica atual sobre como o tecido cerebral gera ♣️ ou mantém a experiência subjetiva, o consenso entre (a maioria) dos neurocientistas é que ela é um produto dos processos ♣️ cerebrais.
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: Unsplash
Propósito social
Se esse é o caso, por que a consciência, definida como ♣️ percepção subjetiva, evoluiu?
Presume-se que a consciência tenha evoluído como parte da evolução do sistema nervoso. De acordo com várias teorias, ♣️ a principal função adaptativa (que proporciona a um organismo benefícios de sobrevivência e reprodução) da consciência é possibilitar o movimento ♣️ volitivo. E a volição é algo que, em dicas de como jogar roleta última análise, associamos à vontade, ao arbítrio e à individualidade. Portanto, ♣️ é fácil pensar que a consciência evoluiu para nos beneficiar como indivíduos.
Mas argumentamos que a consciência pode ter evoluído para ♣️ facilitar as principais funções de adaptação social. Em vez de ajudar os indivíduos a sobreviver, ela evoluiu para nos ajudar ♣️ a transmitir nossas ideias e sentimentos experimentados para o mundo em dicas de como jogar roleta geral. E isso pode beneficiar a sobrevivência e ♣️ o bem-estar de toda a espécie.
A ideia se encaixa no novo pensamento sobre genética. Embora a ciência evolutiva tradicionalmente se ♣️ concentre em dicas de como jogar roleta genes individuais, há um reconhecimento crescente de que a seleção natural entre os seres humanos opera em ♣️ dicas de como jogar roleta vários níveis. Por exemplo, a cultura e a sociedade influenciam as características transmitidas entre as gerações - valorizamos algumas ♣️ mais do que outras.
O ponto central de nosso relato é a ideia de que a socialidade (a tendência de grupos ♣️ e indivíduos desenvolverem vínculos sociais e viverem em dicas de como jogar roleta comunidades) é uma estratégia fundamental de sobrevivência que influencia a forma ♣️ como o cérebro e a cognição evoluem.
Adotando essa estrutura evolutiva social, propomos que a consciência subjetiva carece de qualquer capacidade ♣️ independente de influenciar causalmente outros processos ou ações psicológicas. Um exemplo seria o início de um curso de ação. A ♣️ ideia de que a consciência subjetiva tem um propósito social foi descrita anteriormente por outros pesquisadores.
A afirmação de que a ♣️ consciência subjetiva não tem influência causal, entretanto, não significa negar a realidade da experiência subjetiva ou afirmar que a experiência ♣️ é uma ilusão.
Embora nosso modelo retire a consciência subjetiva do lugar tradicional de direção da mente, isso não implica que ♣️ não valorizamos as experiências internas privadas. De fato, é precisamente por causa do valor que damos a essas experiências que ♣️ os relatos intuitivos permanecem convincentes e difundidos nos sistemas de organização social e jurídica e na psicologia.
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: Quan Nguyen/Unsplash
Embora ♣️ seja contraintuitivo atribuir agência e responsabilidade pessoal a um conjunto biológico de células nervosas, faz sentido que construções sociais altamente ♣️ valorizadas, como livre arbítrio, verdade, honestidade e justiça, possam ser significativamente atribuídas a indivíduos como pessoas responsáveis em dicas de como jogar roleta uma ♣️ comunidade social.
Pense nisso. Embora estejamos profundamente enraizados em dicas de como jogar roleta nossa natureza biológica, nossa natureza social é amplamente definida por nossas ♣️ funções e interações na sociedade. Dessa forma, a arquitetura mental da mente deve ser fortemente adaptada para a troca e ♣️ a recepção de informações, ideias e sentimentos. Consequentemente, embora os cérebros, como órgãos biológicos, sejam incapazes de responsabilidade e agência, ♣️ as tradições jurídicas e sociais há muito tempo consideram os indivíduos responsáveis por seu comportamento.
A chave para se chegar a ♣️ uma explicação mais científica da consciência subjetiva requer a aceitação de que a biologia e a cultura trabalham coletivamente para ♣️ moldar como os cérebros evoluem. A consciência subjetiva compreende apenas uma parte da arquitetura mental muito maior do cérebro, projetada ♣️ para facilitar a sobrevivência e o bem-estar da espécie.
*Peter W. Halligan é professor honorário de neuropsicologia na Universidade de Cardiff
*David ♣️ A. Oakley é professor emérito de psicologia na UCL (University College London)
**Esta reportagem foi originalmente publicada no site "The Conversation ♣️ Brasil"
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